Como aumentar a produtividade dos seus motoristas?

Para aumentar a produtividade dos seus motoristas é fundamental otimizar as operações em campo. E para isso você precisa avaliar corretamente o desempenho deles.

Você sabe, por exemplo, por que um motorista consegue realizar mais entregas que outro no mesmo período de tempo? Você consegue identificar por que um motorista tem gastado mais combustível e outro menos?

Avaliando o desempenho deles você será capaz de tomar medidas que facilitem não apenas o trabalho desses profissionais, mas extrair o máximo do potencial de cada um.

Mas antes de avaliar o desempenho, você precisa compreender os principais fatores que causam a improdutividade. Vamos lá?

Uso pessoal do veículo da empresa

O uso do veículo da empresa para realizar assuntos pessoais, como ir ao banco pagar suas próprias contas, visitar um amigo ou parente, é um dos fatores que causam bastante improdutividade e elevam os custos vinculados ao veículos.

Realização de trabalhos paralelos

Em conexão ainda com o uso pessoal de veículos da empresa, o desempenho de tarefas paralelas é outro comportamento antiético de muitos motoristas, por incrível que pareça. 

Ao invés de responder apenas às solicitações da empresa, seu motorista pode estar realizando entregas e serviços que geram diferenciação no desempenho dos condutores, elevando também os custos vinculados ao veículos (consumo de combustível/ manutenção, entre outros)

Ociosidade durante o expediente

Falta de comprometimento com o trabalho e com a empresa e desvios comportamentais são alguns dos fatores que levam o motorista a utilizar o tempo de trabalho para outras atividades como bater papo, parar para tomar um café e até mesmo ir a um lugar afastado para dormir. 

Má distribuição dos atendimentos&nbsp

Se seus motoristas também fazem um percurso que outro carro poderia estar fazendo, por falta de planejamento de rotas, por exemplo, isso também causará diferenciação no desempenho deles. 

Agora que você já conheceu alguns fatores que podem causar o mau desempenho dos seus motoristas, vamos ver como você pode avaliar corretamente a performance e o que pode fazer para mudar essa situação.

Prancheta-1.png

Avalie o cumprimento de prazos e horários

Deixe claro que existem normas a serem seguidas enquanto estiverem dirigindo o veículo da sua frota. 

Defina indicadores de produtividade e deixe claro que eles serão avaliados

Infelizmente, há motoristas que vão tentar justificar sua improdutividade e até mesmo duvidar dos dados apontados, porém, a partir do momento que você define indicadores de desempenho e produtividade e mostra que está fazendo uma avaliação justa e objetiva, não haverá erro.

Veja alguns indicadores que você pode utilizar para avaliar o desempenho dos motoristas:

- Percentual de entregas realizadas;
- Autonomia média do veículo dirigido;
- Quantidade de multas tomadas;
- Acelerações, frenagens e curvas bruscas;
- Número de infrações (excesso de velocidade, comportamentos inadequados na direção, etc.)

Faça uma análise dos veículos da sua frota

Você precisa controlar seus veículos, e isso pode ser feito de forma simplificada por meio do sistema de gestão de frotas da SIA.

Com a gestão de frotas você controla seus veículos, horários/turnos, identifica o uso indevido e forma de condução inadequada e muito mais.

Estimule seus motoristas por meio de recompensas

Estabeleça critérios de premiações e bonificações com base tanto no desempenho individual quanto coletivo. Dessa forma, você estimula seus funcionários a bater as metas.
 
E claro, não precisa ser estímulo apenas em dinheiro, intercale com viagens com a família, jantares pela cidade, eletrodomésticos e outros tipos de premiações. 

Faça diferente! Tenha a gestão de frotas a favor do seu negócio! E para isso, conte com a SIA para ajudar você em todos os processos! 

Clique aqui e saiba mais!

Postado por

01 de novembro de 2021

Postado por
01 de novembro de 2021

  • 1
  • 2