7 vantagens da telemetria veicular

A telemetria veicular tem se tornado cada dia mais indispensável na gestão de frota. Isso porque ela é bastante eficiente e pode interferir positivamente nos resultados da empresa. 

O objetivo da telemetria veicular é monitorar tudo o que acontece com a sua frota, podendo assim oferecer melhorias no modo como as rotinas da frota são conduzidas.

Um sistema de telemetria é uma tecnologia capaz de coletar remotamente as informações de um veículo, como a velocidade, a localização, a distância percorrida, as paradas, o consumo médio de combustível, a temperatura do sistema mecânico, entre outras informações.

Segundo uma pesquisa da consultoria McKinsey & Company, um automóvel consegue gerar, aproximadamente, 25 GB de informação por hora. Em um mês, toda informação gerada por um automóvel seria suficiente para preencher 445 DVDs.

Além de disponibilizar informações de condução, a telemetria oferece dados mais detalhados que permitem trabalhar de forma estratégica e propor melhorias na performance dos condutores.

Sendo assim, o gestor de frota pode tomar decisões mais assertivas, já que a telemetria é capaz de cruzar diversos dados referentes ao desempenho dos veículos.

Vamos ver algumas vantagens da telemetria veicular na gestão de frotas:

Coleta de diversos tipos de dados 

A telemetria permite a coleta de dados específicos, facilitando a rotina da frota ou dos condutores. Um gestor de frota que tem informações específicas em mãos pode tomar decisões de melhorias muito mais rápido e de forma muito mais efetiva.

Mais precisão

Relatórios inconsistentes e números imprecisos atrapalham a gestão de frota. Como saber se determinado veículo está seguindo seu percurso ou se seu colaborador está tendo uma boa performance? Com o uso da telemetria você vai medir os fatores diretamente ligados aos seus processos diários.
 
Redução de gastos

Com essa tecnologia, é possível reduzir gastos com combustíveis e manutenção. Essa redução acontece por diversos fatores e um deles é o controle e identificação do comportamento do condutor. 

E como já dito anteriormente, com a telemetria é possível identificar se o motorista está utilizando o veículo para fins pessoais durante o expediente e se está conduzindo o mesmo conforme a política da empresa. Também permite identificar se o veículo está seguindo as rotas planejadas ou não.

Melhora no planejamento de rotas 

Ao fazer a análise dos dados coletados pelo uso da telemetria, o gestor consegue planejar da melhor forma as rotas utilizadas pela frota de veículos, conseguindo também organizar os prazos de forma mais efetiva. 

Assim, a empresa melhora o serviço de entregas/transporte, aumentando a satisfação dos seus clientes.

Reduzir o número de prejuízos 

A telemetria permite a coleta de diversos dados dos veículos, como falhas técnicas, freadas bruscas e utilização inadequada. Com essas informações em mãos, é possível verificar quais veículos têm apresentado riscos e precisam de manutenção. Isso com certeza ajudará a evitar grandes problemas e a oferecer mais segurança aos condutores da frota. 

Uso em qualquer lugar

O gestor precisa ter total controle da frota. Porém, não pode ficar o tempo todo no escritório para acessar os dados. Por isso, é essencial ter um sistema de monitoramento que possa ser utilizado tanto no computador quanto no celular.

Aceleração dos processos

Tudo hoje exige rapidez, e a tecnologia facilita bastante quando o assunto é dar velocidade a processos. Dados que levavam meses para serem observados, anotados, discutidos, transformados e armazenados, hoje em dia são apresentados em questão de horas graças aos sistemas de telemetria movidos a automação.

Além dessas vantagens, o sistema de telemetria da SIA oferece:

• Inteligência Artificial voltada à otimização de recursos
• Rankeamento de motoristas
• Redução de consumo de combustível e pneus
• Avaliação do comportamento de condução
• Diminuição do custo de manutenção
• Aumento de vida útil do ativo
• Prevenção de acidentes
• Análise e acompanhamento técnico especializado
• Melhores práticas para condutores
• Central de Informações remota

Contrate o sistema de telemetria da SIA

A SIA oferece todos esses benefícios para a sua empresa. Assim, você pode realizar um serviço com mais eficácia e com maior qualidade logística, seja qual for sua área de atuação. A telemetria já se mostrou uma tecnologia capaz de trazer inúmeros benefícios e colocar sua empresa à frente no mundo dos negócios.

Fale conosco agora mesmo! Clique aqui!

Postado por

01 de novembro de 2021

Postado por
01 de novembro de 2021

  • 1
  • 2